Quando se sentir desanimado e sem esperança

Quando se sentir desanimado e sem esperança.

Ó SENHOR Deus, na minha aflição clamei por socorro, e tu me respondeste; do fundo do mundo dos mortos, gritei pedindo socorro, e tu ouviste a minha voz.”

Jonas 2:2 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Quando você se sente desesperado, precisa descobrir de onde vem esse sentimento – e então pode começar a orar especificamente pelo que precisa. É assim que Deus quer que você fale com ele.

Ao orar especificamente, encorajo você a pegar as Escrituras e orar de volta a Deus. Orar a partir da Palavra de Deus é a chave para pedir ajuda a Deus! Foi isso que Jonas fez quando afundou no oceano e foi engolido por um grande peixe. Em sua breve oração em Jonas 2, ele orou oito passagens diferentes das Escrituras. Tudo o que ele disse é uma citação do livro dos Salmos. Jonas era obviamente conhecedor das Escrituras.

Que versículos você deve orar de volta a Deus?

Quando se sentir desanimado e sem esperança, fale seus lamentos a Deus. Quando você estiver com raiva, volte a um dos lamentos dos Salmos ou ao livro de Lamentações e ore essas queixas de volta a Deus. Ore a verdade sobre Deus. Ore o que a Bíblia diz sobre Deus – sobre sua bondade, sua imparcialidade e sua justiça. Aliás,todos esses tópicos estão na Bíblia. Ore as promessas de Deus. Não sei dizer quantas vezes orei: “Deus, preciso que você cumpra sua palavra. Preciso que você faça o que prometeu”. Então orarei uma das promessas de Deus que memorizei.

Faça questão de estudar a Palavra de Deus todos os dias para que, como Jonas, dessa forma, você possa orar a Palavra de Deus de volta para ele. E ao fazer isso, Deus trará esperança de volta à sua vida.

O que você pode fazer para se familiarizar melhor com a Bíblia bem como poder orar mais prontamente as Escrituras de volta a Deus?

Que passagens bíblicas você acha particularmente reconfortantes quando está se sentindo deprimido?

Dos três tipos de oração discutidos hoje – lamentos, verdade sobre Deus, promessas de Deus – qual você acredita que seria mais útil para você orar agora? Por que?

Quando você se sentir desesperado, escolha pensar na única coisa que você sabe que elevará seu espírito: a bondade de Deus.

Como Jonas fez isso? Aqui está o que ele disse: “Quando perdi toda a esperança, voltei meus pensamentos mais uma vez para o Senhor” (Jonas 2:7 TLB).

Afinal, essa é a resposta para a desesperança! Pois quando se sentir desanimado e sem esperança Você deve voltar seus pensamentos para Deus. Você pensa em sua bondade, sua grandeza, seu amor, sua justiça e sua bondade.

No Novo Testamento, a palavra grega para isso é metanoia ou “arrependimento”. Arrependimento não significa apenas que você pare de fazer coisas ruins. Significa que você muda de ideia e olha a vida do ponto de vista de Deus, em vez do seu próprio.

Corrie ten Boom, uma sobrevivente dos campos de extermínio nazistas, disse certa vez: “Se você olhar para o mundo, ficará angustiado. Se você olhar para dentro, ficará deprimido. Se você olhar para Deus, então você descansará.”

Tudo depende de onde você está olhando.

Ao concentrar a sua atenção na bondade de Deus, olhe para a sua Palavra. Um dos versículos em que me apoiei durante alguns dos momentos mais sombrios da minha vida é o Salmo 27:13, que diz: “Sei que viverei para ver a bondade do Senhor nesta vida presente” (GNT).

Certamente é um ótimo lembrete de que o propósito de Deus em sua vida é maior do que qualquer problema que você esteja enfrentando.

Ainda assim, mesmo que seja difícil, em vez de se concentrar nas suas preocupações, opte por olhar para cima e a fim de ter “pensamentos mais uma vez para o Senhor”.

Leia mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima